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Importância de ter interação com o público nas redes sociais é gigantesca, até porque a comunicação de via única é coisa do século passado!

A comunicação está presente em toda a nossa vida desde que nascemos e em todas nossas esferas sociais, como entre amigos, família, empresas e clientes. Já é de conhecimento de todos os empresários a importância da comunicação, mas o desafio agora é outro: a via de mão dupla.

O consumidor moderno está mais exigente e não aceita mais uma marca que não o ouça. Com a difusão da internet, dos meios de comunicação, das mídias sociais e da facilidade de se manter conectado, o poder começou a se concentrar nas mãos dos clientes. Ele agora sabe o que quer, ele está mais informado e mais consciente de suas ações. O consumidor pesquisa antes de comprar qualquer coisa e quer saber se a marca possui a mesma filosofia que ele. O cliente quer se identificar e fazer parte da marca, ele quer ser ouvido.

O desafio é criar essa identificação e fazer a pessoa se sentir parte da empresa e do processo. Neste cenário, é vital ter uma comunicação bilateral, onde o público-alvo de seu produto consiga ser ouvido e sinta que participou da história da empresa. Nestes casos, as mídias sociais é uma ferramenta importantíssima para ouvir o cliente.

Existe, ainda, uma resistência por medo de abrir canais de comunicação e receber muitas críticas. No entanto, não há nada melhor que entender o que o consumidor quer para aprimorar seu produto ou serviço. O feedback é uma arma valiosa quando utilizada corretamente, e várias críticas podem se tornar oportunidades para fixar a marca da empresa e agregar valores.