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O jogo do Brasil na Copa do Mundo já é amanhã, mas, hoje, só se fala sobre o IGTV, novo recurso do Instagram que promete carregar vídeo de até 1 hora de duração.

O IGTV já está aparecendo como um ícone na parte superior direita do Instagram de quem já atualizou o aplicativo. A novidade foi lançada na noite desta quarta-feira, dia 20, ao vivo pelo próprio Instagram.

Este novo recurso tem o objetivo de bater de frente com o YouTube, a segunda rede social mais utilizada em todo o mundo, de acordo com as estatísticas do Statista atualizada em abril de 2018, e que fica só atrás do Facebook. Da mesma forma que o YouTube, o IGTV terá seu próprio aplicativo, já disponível para Android e iOS, e qualquer pessoa pode subir seus próprios vídeos, tanto pelo celular, quanto pelo PC. A diferença, neste aspecto, é que os vídeos do IGTV poderão ser visualizados apenas pelo aplicativo, e nunca pelo computador. Da mesma forma que o YouTube, e o próprio Instagram, o IGTV também fará transmissões ao vivo.

Apesar de ter tantas semelhanças e do novo recurso do Instagram ter sido criado para bater de frente com o YouTube, o que mais marca são as diferenças dos dois.

Por exemplo, no YouTube, as contas são mais democráticas e qualquer usuário pode postar vídeos de até 12 horas. Já no IGTV, quanto mais famoso o canal for, mais recursos será oferecido. No começo, o usuário poderá postar apenas vídeos de até 10 minutos, mas contas verificadas já podem chegar a postar um conteúdo de, no máximo, 60 minutos.

Ainda existem mais diferenças: no IGTV, será aceito somente vídeos na vertical, com proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16. Além disso não haverá, por enquanto, o recurso de monetização dos vídeos dos canais. No YouTube, já é aceito vídeos na horizontal e vertical e a monetização existe há muito mais tempo, pois existe a possibilidade de inserir propagandas em seu conteúdo.

Com o lançamento deste aplicativo novo, o Instagram causou um frisson nas marcas e empresas que já utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos e que sabem o retorno que uma boa estratégia de marketing digital pode dar aos negócios. No entanto, é importante planejar e pensar no conteúdo que deve ser produzido, pois o público está cada vez mais exigente e, além de transparência da marca que consome, também quer qualidade.

Nós, da Gaster, sabemos a importância de produzir um bom conteúdo e de se estar em todas as mídias sociais para melhor atender e, também, compreender o público com quem estamos conversando. Já percebemos que será um ótimo recurso para qualquer marca que desejar se aventurar por esse caminho.