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Todo mundo que possui uma empresa sabe que, por mais cuidado que tenha, uma crise pode surgir e mudar o rumo do seu negócio.

Porém, da mesma forma que imprevistos e erros podem acontecer, é preciso ter em mente que toda crise tem solução.

A comunicação tem um papel fundamental dentro de uma empresa, principalmente no auge de uma crise, pois é ela quem vai guiar o relacionamento entre a empresa e o público neste período. No gerenciamento de crise, a postura e a forma que a marca se comunica é essencial para que, se não agora, o público volte a confiar em breve.

Seja por erro, por falha ou mau gerenciamento, as crises podem tomar proporções gigantescas em tempos de internet e as instituições precisam responder aos erros, acusações e reclamações da maneira mais correta possível, dependendo da causa e do público.

É importante criar uma equipe para gerenciar a crise para que todos os setores da empresa hajam em harmonia para solucionar os problemas, sempre atendendo às necessidades e questionamentos do público.

Então, como o posicionamento da empresa e o relacionamento com os clientes são fundamentais para atravessar a crise, percebemos que a comunicação é essencial e, muitas vezes, o carro chefe para solucionar o problema.

O ideal é, dentro da crise, a empresa ter o máximo de transparência possível, que possua um canal de comunicação aberto com clientes e imprensa e que esteja em todas as redes sociais para que seu posicionamento prevaleça. O silêncio, por sua vez, pode dar mais gás às notícias e o assunto crescer de forma estrondosa.