Como está sua relação com seus fornecedores e parceiros?

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Uma empresa só consegue produzir porque compra matéria-prima e insumo de outras empresas. Você sabe até que ponto que essa relação com seus fornecedores é importante?

Recentemente uma fazenda de café certificada pela Starbucks foi flagrada com trabalho escravo (leia a matéria completa clicando aqui). Só nesta ação, foram 18 trabalhadores resgatados na propriedade, que possuía dois dos mais importantes selos de boas práticas no mundo. O caso é que, embora sua certificadora tenha aprovado a fazenda, a Starbucks nega ter comprado café da mesma.

Neste caso, mesmo que a Starbucks realmente não tenha comprado café desta fazenda, o nome dela já está envolvida em uma acusação grave, de uma forma que vai contra toda a missão e a postura que a empresa prega para seus clientes.

O empreendedor precisa ter em mente que, além do fornecedor ser fundamental para o processo produtivo e para o cumprimento da cadeia de suprimentos, ainda tem a extrema importância de analisar qual é o papel dele na indústria e se condiz com a índole de sua empresa.

Além de ser crucial para a produção de qualidade, no cenário atual o fornecedor tem um papel estratégico. A relação deve ir além das ordens de compra e envio dos pedidos. Deve haver também um monitoramento do fluxo dos materiais e alertar sobre algum fator que está errado. Esse relacionamento ainda ajuda a melhorar a cooperação comercial e o fluxo de ideias, melhorando, com o tempo, até a qualidade do produto.

E não é somente com fornecedor que a empresa precisa tomar cuidado, mas também com seus parceiros. Há uma chuva de tweets e comentários antigos com piadas preconceituosas feitas por grandes influenciadores digitais que estão vindo à tona nos últimos meses. Juntamente com esses comentários preconceituosos, vem o apelo popular para que as grandes marcas parem de patrocinar essas “celebridades”. E é aí que mora o perigo: todos esses comentários e tweets antigos estavam disponíveis na internet para todos verem, inclusive as empresas que foram atrás para patrociná-los. Se a empresa tivesse o cuidado de investigar com quem ela quer filiar sua marca, não teria envolvido seu nome em um escândalo.

Quando os valores de seus fornecedores e parceiros é o mesmo da sua empresa, ambos constroem uma reputação melhor e os dois lados podem se beneficiar de negócios mais interessantes no futuro. Ah, e mais uma coisa: os clientes estão de olho. Sempre.