#GasterIndica – Série Mr. Selfridge

O que é o Facebook Watch?
novembro 1, 2018
Porque sua empresa precisa ficar de olho no mundo geek?
dezembro 17, 2018

Você já pensou em como foi criado o conceito de shopping? A série “Mr. Selfridge” mostra não só a história do empreendedor visionário Harry Gordon Selfridge que sempre esteve a frente de seu tempo, mas também mostra como foi criada a maior loja de departamentos de Londres, que hoje ainda possui 4 lojas em pleno funcionamento.

A história, baseado em fatos, é uma ótima dica para se tirar lições de marketing e varejo. O primeiro endereço da loja em questão foi na famosa Oxford Street, em Londres, onde abriu as portas em 1909. Sim, desde aquele tempo a majestosa construção vendia roupas, acessórios, produtos de cama, mesa, banho, perfumes e, de quebra, dava uma lição de publicidade em muita loja de hoje em dia. Foi um frisson em sua inauguração, mas até se estabelecer como uma potência, Harry Selfridge teve que apostar em muitas técnicas que, na época, eram consideradas malucas e desacreditadas.

A cada episódio da série de televisão podemos tirar uma lição diferente de como a comunicação é importante para seu negócio. Entre elas, podemos entender que não temos que ter medo de ousar, que é necessário estar antenado ao que acontece na sociedade, escolher bem e escutar sua equipe, além de vários outros pontos que ainda são essenciais na era do e-commerce para a sobrevivência e evolução de sua empresa.

Harry Selfridge ficou à frente da empresa durante 32 anos e deixou a presidência em 1941, morrendo seis anos depois. As 4 temporadas da série estão disponíveis na Netflix.